sábado, 28 de maio de 2016

Cultura do Estupro - Luna.

Oi, meus amores. Hoje vim aqui falar de coisa séria, papo reto. Coisa que eu já faço normalmente, mas que parece que o resto do mundo só veio a tomar conhecimento nessa última semana. E precisou que uma menina fosse estuprada por 30 caras para que a gente viesse a falar finalmente da cultura do estupro. Foda, né?

Mas vocês sabem o que é cultura do estupro?



Porque eu tô vendo geral na minha escola colocando foto no perfil, compartilhando texto e falando "diga não a cultura do estupro". O que é bem irônico porque, deixa eu contar pra vocês, aquela escola é o que alimenta a cultura do estupro.

Então vamos lá, vou tentar resumir pra vocês com uma linguagem bem chula pra que fique mais fácil de entender: Cultura do estupro é quando você culpa a vítima pelo estupro, tenta arranjar motivo para o que aconteceu e/ou torna estupro coisa comum. 

Não sei se vocês lembram, mas uns posts atrás eu tava praticando berrando que PIADA SOBRE ESTUPRO NÃO É LEGAL!!!. Isso é cultura sobre estupro. Não eu, mas a piada.

Fazer piada sobre estupro é normalizar o ocorrido, é fazer com que seja uma coisa comum e até engraçada e faça com que o maluco que postou aquele vídeo da menina toda ensaguentada após 30 caras a estuprarem pensar que sairia em pune. Porque se torna uma coisa normal, entende. E quando eu falo de piada, eu me refiro também aquela frase peculiar do "eu deixaria fulano me estuprar//eu estupraria fulano" como uma forma de elogio. Ou que merda vocês estejam pensando na hora de deixar tal atrocidade sair da boca.

Gente, vamos deixar uma coisa bem clara, estupro é sexo não consensual. Qualquer um. Seja porque a pessoa está bêbada, desacordada, quando ela está gritando ou chorando ou se debatendo. Se ela disse "não" e o outro continuou, então isso é estupro. Quando você diz que deixaria alguém te estuprar, o sexo se torna consensual e, portanto, não é estupro. E dizendo isso, você está alimentando a cultura do estupro e normalizando o ato.

E essa histórinha que eu ando ouvindo na boca de macho de 'batizar' a bebida da menina é estupro sim. Fica esperto, babaca.

Outra coisa: Nenhuma vítima PEDE para ser estuprada. Aquela menina não pediu para ter seu corpo violado por trinta caras. Não IMPORTA o tamanho da roupa que você tá usando, a cor do seu esmalte, do batom, o quanto você bebeu, não importa nem se a pessoa estiver se esfregando em você a noite inteira. Se ela disser não, é não. Nenhuma mulher, homem, não-binário, criança, QUALQUER UM pede pra ter o corpo violado, o psicológico destruído e a vida acabada porque "macho resolveu que não conseguia aquietar o pênis."

E, ah, dizer que o estupro aconteceu porque macho não pôde se controlar é alimentar a cultura do estupro também. Porque aí você tá arranjando desculpa para o que aconteceu. E não há MOTIVO, CAUSA ou DESCULPA que justifique um estupro. Macho passa a adolescência inteira batendo punheta e só porque a mina não quer abrir as pernas um dia ele não pode usar a mão???

E vou dizer, eu tô generalizando sim. É macho que estupra sim. É mina que é vitima sim. Tem outros casos? Tem sim. De criança. Um ou outro com homem. Mas a cultura do estupro já tá colada na mulher. Ela já saí pra rua olhando pros dois lados porque pode vir um maluco achar que o pedaço de pele que ela tá mostrando é erótico e querer abusar dela. Li um dia desses uma frase que exemplifica muito bem a situação que vivemos hoje: "maior medo do homem é ser estuprado na prisão. mulher tem esse medo todo dia." A gente é ensinada desde criança que não pode usar roupa muito curta, que não pode usar batom/esmalte muito vermelho, não pode andar sozinha na rua de noite, não pode beber demais quando tiver com um homem porque senão ele vai abusar de mim. A gente é ensinada a não ser estuprada.

Mas QUE TAL, ao invés de ensinar alguém a não ser estuprado, você ensiná-lo A NÃO ESTUPRAR?!?!? Genial, né? Sozinha eu não teria pensado nisso.

Só pra vocês terem ideia, eu já encontrei no Twitter gente dando dicas para nãos ser estuprada. Não pode usar coque ou rabo de cavalo porque assim fica mais fácil do homem puxar. Não pode passar maquiagem dentro do carro ou ficar parada num estacionamento porque assim você se torna um alvo. Ou seja, não saiam de casa, mulheres, porque senão a gente vai ser estuprada.

Gente, NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu sou mais que a favor de a gente sair pelas ruas gritando, fazendo estardalhaço, batendo panela e dizendo não a cultura do estupro. Mas isso inclui também parar com as piadas sobre isso, com os rótulos que dão nas meninas, com a justificação do ato. Se você colar no seu ícone do Facebook 'diga não a cultura do estupro' e em seguida compartilhar uma piadinha sobre isso ou sobre como a menina "tava pedindo", você só vai é aumentar essa cultura.

E é pra ser militante sim. Se você vir alguém alimentando essa cultura, fazendo piada sobre, arranjando justificativa, chamando mina de puta por comprimento ou tamanho da roupa, você grite, berre, eduque. Se você vir uma menina se debatendo nos braços de um garoto e dizendo "não" e ele não parar, você não continua a vida e finge que isso não é abuso. Não é pra dizer não a cultura do estupro só depois que ele aconteceu. Você grita, berra, chama a polícia. E se você vir um estupro, pelo amor de deus, você não fica calado. Você não pode contribuir pra que essa merda doentia continue acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário