segunda-feira, 28 de março de 2016

SEXUALIDADES 'N ERROS - Luna.

Então. To aqui pra corrigir um postzinho que fiz há uns meses atrás. O nome dele é SEXUALIDADES 'N STUFF (pt. I) e eu lembro muito bem de ter avisado logo no início que ainda estava aprendendo, e que erros seriam iminentes. Então, eles foram. E aqui estou eu, pedindo desculpas por todos os erros que cometi e apontando-os. Assim, a gente não só aprende como eu me livro de mais esse peso nas costas.



"(...) Q significa, então, queer, e A tanto para Ally quando para Ace, o plus está aí para dizer que há mais siglas que essas. Me corrijam se eu estiver errada."

Eu quero pedir desculpas a mim mesma. E a todos meus fellows assexuais pelo absurdo que falei. Então, vamos deixar bem claro: Não tem porra de ally/aliado nenhum na comunidade LGBT. Se você é hétero e cis, então você não pertence a essa comunidade. A é pra assexual, aromantic, agender

e, ah, assexual é válido sim.

"(...) Exemplos: Bissexual, bi-romântico. Bissexual seria aquela pessoa atraída por ambos os sexossexualmente, e bi-romântico seria aquela pessoa atraída romanticamente por ambos os sexos."

A comunidade trans chora ao ler essas três palavrinhas.

Eu quero citar pra vocês a seguinte afirmação (se vocês olharem no dicionário, vai tá bem bonitinho lá como significado de afirmação "o que se afirma ou se sustenta como verdade."): "O ser humano só possui dois sexos." E os intersexuais são o quê????? Extraterrestre???? Então vamo' logo desmistificar essa ideia de "ambos os sexos" e começar a validar intersexual porque eles também são gente, tá bom?

E falar sexo tá errado também. Em toda a comunidade, quando eu falar que uma pessoa é atraída, ela é atraída ao gênero. E gênero também tem mais de dois. Genitália é só um detalhe simples, e [opinião pessoal] se você se apega a esse tipo de detalhe, então meu amigo, você precisa começar a reconsiderar toda sua vida. Ame a pessoa, não o que ela tem no meio das pernas.

"Cisgênero/Cissexual - Pessoa que se identifica com seu sexo de nascimento. Oposto de trans. Ex: Eu sou cisgênero, eu estou confortável no corpo que eu tenho, sendo uma mulher."

Ignorem esse significado. Desde que escrevi estava desconfortável usando o termo "com que nasceu/tenho." Numa breve pesquisada, eu consegui como primeiro link o dicionário informal, que diz: "Cisgênero é a pessoa que se reconhece como pertencendo ao gênero que foi compulsoriamente designada quando nasceu." E é isso aí mesmo. Você aceita o gênero que foi designado quando nasceu por causa da ideia compulsória da sociedade de que só existem dois gêneros, e esses gêneros são designados de acordo a(s) sua(s) genitália.

"Transexual - Pessoa que não se identifica com seu sexo de origem. Nasceu no corpo errado."

Eu morro de desconforto de falar que transexual nasceu no corpo errado, ou que não se identifica com o sexo de origem (alô, invalidação dos intersexuais). Então vamos a um novo significado: Transexual "possui uma identidade de gênero diferente da designada ao nascimento". 

EXEMPLO: Foi dito a Caitlyn Jenner que ela era homem. Caitlyn Jenner é mulher.

"Hétero-romântico - Pessoa que é atraída romanticamente pelo sexo oposto. // Heterossexual - Pessoa que é atraída sexualmente pelo sexo oposto."

Quando você fala sexo oposto está basicamente implicando que só existem dois sexos. E isso é uma forma bem leve de transfobia/cissexismo. Então nada de sexo oposto.

"Homossexual - Homem ou mulher atraído/a sexualmente pelo mesmo sexo. // Homo-romântico - Homem ou mulher atraído/a romanticamente pelo mesmo sexo."

Primeiro que não é sexo, é gênero. E depois que se você diz homem ou mulher, você tá praticamente ignorando quem não se identifica em nenhuma dessas categorias. Não seja esse tipo de pessoa.

"Bissexual - Pessoa atraída sexualmente por ambos os sexos. // Bi-romântico - Pessoa atraída romanticamente por ambos os sexos."

Aaaaaah, ambos os sexos!! Que delícia de cissexismo, né não? Ambos = dois. Existem só dois sexos/gêneros? Não. Então não é ambos os sexos.

"(...) uma breve observação que eu gostaria de fazer aqui, é que um pan que não sente atração por, por exemplo, homens continua sendo pan. Ele pode ter na 'lista' dele tudo, menos homem, e ainda sim é pan."

Eu não estou dizendo aqui que quem não sente atração por homem, mas por todos os outros gêneros, não é pan. O rótulo é seu, você se chama do que quiser. Mas eu só queria fazer uma breve anotação e introduzir pra vocês, de novo, a bissexualidade. Bissexual/romântico é aquele atraído por dois ou mais gêneros. Eu não to dizendo que se você se considera pan, mas não gosta de determinado gênero, você é desqualificado da categoria pan. Não. Ninguém aqui pode te dizer qual sua sexualidade, só você. Não existe mais ou menos pan. Mas eu só gostaria de fazer essa observação sobre bissexualidade, ok? Se você gosta de mais de dois gêneros, pode ser considerado bissexual.

"E notem que em todas as classificações eu usei o termo 'sexo', para somente no pan usar 'gênero'."

Notem mesmo, porque eu errei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário