segunda-feira, 28 de março de 2016

SEXUALIDADES & GÊNERO - Luna.

#BREAKING NEWS. Esse post vai ser sobre transexualidade, e eu literalmente acabei de descobrir algumas coisinhas então tá tudo fresquinho e uma delícia. Portanto, comecemos.



O termo trans se refere a uma pessoa que não se identifica com o gênero designado a ela quando nasceu. Essa é a definição. Ponto.

Antes de começar a fazer esse post, eu perguntei a nonbinaryfic no tumblr qual era a diferença entre transgênero e transexual, e outros anons vieram me socorrer e disseram:

(x) transexual é um termo mais desatualizado e inclusive tende a ser o pessoal truscum que usa essa definição.

(x) transexual é considerado depreciativo, e em alguns lugares um estigma então isso não deve ser usado para descrever ninguém sem permissão. 

Ou seja, só pra reforçar, transexualidade é um termo antigo e que se apega muito a genitália da pessoa, o que não é legal de modo nenhum.

E já entrando nesse assunto:

1) Um trans não precisa mudar seu sexo para bater com seu gênero. Vamos desmistificar a ideia de que sexo e gênero tem relação.

2) Não pergunte a um trans qual é sua genitália agora. Do que importa?? De novo, sexo e gênero não são relacionados. E além de tudo, é algo v v v rude a se falar e outra, a gente não pergunta pra cis o que ele tem no meio das pernas, então não vamos perguntar pra trans também.

Agora vamos lá.

DIFERENÇA ENTRE GÊNERO E SEXO.

Aqui tem uma imagenzinha auto-explicativa:


Pra quem não entendeu, ou não quer entender: GÊNERO É CABEÇA, SEXUALIDADE É ORIENTAÇÃO E SEXO É GENITÁLIA.

Outra explicação: 
- Gênero (homem, mulher, não-binário, etc)
- Orientação sexual (atração sexual/romântica, ou a falta dela)
- Sexo (macho, fêmea, quem tem os dois)

:DDDDD

Eu já fiz um post aqui falando sobre pronomes, mas eu vou incluir isso no post de transexualidade porque é sempre bom reforçar. Os pronomes (ele/ela/xx) da pessoa são escolha dela, se uma pessoa chamada Alberto quer ser reconhecida como ela, então você chama ela de ela (e, ah, nome não tem gênero!!). Se uma pessoa chamada Godofredo não quer ser chamado por pronome nenhum, então você não chama.

Mas então como que eu vou chamar, Scamander?!?!?!

Você já tentou pelo nome da pessoa? .o.

DIFERENÇA ENTRE TRANS HOMEM X TRANS MULHER.

A diferença é que um é homem outro é mulher. Duh. Mas quando eu perguntei pro meu professor de Química sobre as reações dos hormônios no corpo de uma mulher trans, eles se confundiu todo porque não sabia se mulher trans era quem se identificava como mulher, ou quem tinha sido designado ao feminino no nascimento.

Mas a coisa é bem facinha de entender. Pense no oposto. Mulher cis. Mulher cis é mulher. Portanto, mulher trans é mulher. Mesma coisa com homem trans.

MULHER TRANS PRECISA DE UMA VAGINA PARA SER VALIDADA?!?! Nãããão!!

Outra coisa: Vocês vão me ouvir muito falar a palavra não-binário nesses posts, e eu vou estar me referindo a gente que não se identifica nem com feminino nem com masculino. Não-binário é a tradução literal e pobre que eu mesma fiz do termo non-binary, em inglês, e talvez no português seja outro nome??? Mas é assim que eu chamo e se vocês quiserem eu posso começar a usar o termo em inglês pra ninguém se incomodar.

O QUE É NON-BINARY, ENTÃO?

Não-binário, como eu já disse, são pessoas que não se identificam nem como mulher, nem como homem. Se eu não me engano, eu li foi na Wikipédia ou em algum outro site, mas não-binário pode ser tanto um gênero em si (tipo, meu gênero/identificação é não-binária), quando pode ser o englobamento de todos aqueles que não se identificam como h/m (agender, genderfluid, etc etc etc)

OUTRAS IDENTIFICAÇÕES:

Demiboy: Alguém que se identifica parcial, não completamente, como homem.

Demigirl: Alguém que se identifica parcial, não completamente, como mulher.

Agender/Agênero: Quem não se identifica com nenhum gênero.

Genderfluid: Quem transita entre dois ou mais gêneros/É flexível sobre seu gênero/Que varia de gênero com o tempo.

Eu vou parar o post por aqui, mas queria dizer que quem quiser vir me procurar pra pedir ajuda eu to sem nada pra fazer o dia todo. E mais uma vez, como em todo post, eu peço perdão por qualquer erro, eu tô tentando ao máximo me educar sobre tudo isso, mas eu só sou uma young queer que ainda tá aprendendo suas próprias definições, yeh?

Nenhum comentário:

Postar um comentário