quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

PRONOMES (LGBT+) - Luna.

Isso é uma coisa que você bate a cabeça quando vêm ao português. No inglês, é super mais fácil porque a maioria dos adjetivos não têm gênero e se você quiser dizer que alguém é bonito, você não põe 'a' ou 'o' para dar gênero à pessoa. O que torna tudo mais fácil na escolha de um pronome.



Tem muita gente que não se sente confortável usando o pronome ele ou ela, ou pronomes no todo. Então, no inglês, você tem a chance de escolher seu pronome. No caso, se você não se identifica com she/her (ela), você pode escolher o pronome masculino (he/him) ou o neutro (they/them).

E ainda há aqueles que não se identificam com nenhum pronome. Eu peço desculpas, mas não sei dizer se essas pessoas são automaticamente agenders (a-gêneros, sem gênero) ou talvez tenham gênero, mas não pronome, porque essa pesquisa eu ainda não fiz e vou ficar devendo a vocês. Eu só mencionei para não parecer que esqueci de vocês. Agenders são pessoas que não tem gênero. Simples. Não se identificam nem como mulher, nem como homem.

Mas você pode sim ser uma mulher e querer usar o pronome neutro, ou até o masculino. Honestamente, você pode ser uma girafa e exigir seus direitos porque eles são seus e as pessoas devem respeitar.

Quando eu digo que é no inglês, não é como se no português estivesse proibido. O que eu quero dizer é que o idioma nos dá essa oportunidade. Como disse, as palavras lá não tem gênero definido (tipo, embora pretty fosse designado para mulher, não tem nenhuma letra que dê gênero, apenas uma regra), e fica muito mais fácil encaixar outros pronomes. Eu ainda não sei se aqui no Brasil há uma adaptação para isso, nem como ela ficaria, então a minha sugestão para você que quer o pronome neutro é simplesmente usá-lo sem traduzir. Tipo, 'they é lindo'. Pronto.

É uma divida enorme que eu tenho com vocês não estar pesquisando coisas em português, mas eu sempre acho um leque maior de informações e opções quando faço pesquisas em inglês e por enquanto nós vamos continuar desse jeito. Então use e abuse de pronomes, ou da falta deles, como quiser, porque você é você e as pessoas devem se referir a você como você desejar. :D

E como um pedido meu, por favor, por favor, evitem o máximo usar o pronome quando forem falar de uma pessoa. Aqui no Brasil, pelo menos, que eu ainda não sei como adaptar o pronome neutro. Tentem usar 'a pessoa' ao invés de ele/ela ou qualquer coisa que mantenha seu gênero neutro. Eu sei que seu primeiro pensamento vai ser que aqui as pessoas são muito mente-fechadas e nem sonham com isso de pronomes, mas e se não for assim e essa pessoa tenha uma preferência? Por isso, sempre pergunte o pronome da pessoa antes de sair chamando-a do jeito errado, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário