segunda-feira, 2 de novembro de 2015

SEXUALIDADE 'N STUFF (pt. 2) - Luna.

OIOI AMORES!! Voltei aqui com o novo post sobre a LGBTQA+ community, dessa vez para falar um pouco sobre os Ace. Eu quero que vocês lembrem aqui que há uma diferente entre Xromântico e Xsexual, tá bom? Porque nesse post, principalmente, é crucial pra gente entender, porque todos os termos têm significados muito próximos, mas que ainda assim são completamente diferentes e podem mudar toda uma classificação.



Antes de tudo, eu queria dizer que eu tive uma grande ajuda do asexualeducation no Tumblr, e foram eles que me ajudaram a entender o que é assex, aro, demi, etc etc etc. Tudo que vocês vão ver aqui embaixo. As bandeiras também foram anexadas aqui embaixo, e eu peço desculpas caso tenha errado alguma, mas é que eu literalmente jogo no Google e talvez esteja sendo descuidada, então sintam-se livres para me corrigir sobre qualquer coisa.

Dessa vez eu não vou falar o nome do termo e dizer a diferença entre sexual e romântico, mas vou começar explicando o sexual, e depois o romântico.

Assexual - Uma pessoa que não sente atração sexual. Falta de tesão, libido, chame como quiser. Um assexual não tem vontade de ter relações sexuais com ninguém, essa é a definição. Há aqueles assexuais que repudiam totalmente o ato do sexo (e isso não tem nada a ver com celibato, pelo amor de Deus), e há outros que encontram prazer satisfazendo a si próprios e/ou fazendo sexo. Mas esperem, isso quer dizer que se a pessoa faz sexo ela deixa de ser assexual? Não. Entendam, a definição para assex é alguém que não tem vontade, não há nenhuma regra sobre poder ou não fazer sexo. Algumas pessoas fazem para satisfazer seus parceiros, por curiosidade, para esconder a própria sexualidade ou por algum outro motivo isolado específico/ou que eu não tenha pensado.


Demisexual - Alguém que só tem vontades sexuais com pessoas com quem elas são muito próximas e/ou tem um relacionamento forte.


Grey/Graysexual - As definições mais comuns são alguém que apenas ocasional ou raramente experiencia atração sexual, ou sob circunstâncias bem específicas. Pode também se referir a possuir uma atração muito fraca, uma atração que é incerta de ser sexual ou não, e tem também sido usado para referir aqueles com um libido baixo. 

Essa definição eu peguei no asexualeducation.


Agora vamos a parte romântica.

Arromântico: Alguém que não possui atração romântica. Tipo o assexual, mas na questão romântica. Isso existe, Luna? Existe. Isso me faz egoísta, Luna? Não, não faz. Está tudo bem não querer ter nenhuma relacionamento afetivo com ninguém (mas isso não significa que o fuckboy daquela sua fanfic seja arromântico, por favor), se você só tiver interesse sexual nas pessoas, relaxa e goza porque a vida é rosa.


Demi-romântico: Alguém que só desenvolve uma atração romântica por pessoas com quem ela é próxima e/ou tem relações muito fortes. 


Grey/Gray-romântico: Alguém que apenas ocasional ou raramente sente atração romântica por pessoas, geralmente sob uma circunstância bem específica. Ser gray-romântico significa que você é um coração de pedra? Não! Pode acontecer de alguém tornar-se por causa de um coração partido? Pode! Mas isso significa que ela é menos ou mais grey? Nope. Non. Não. Nicht. :)


Eu admiro muito a parte ace da comunidade LGBTQA+. Não que eu não admire o resto, também, mas num mundo onde tudo gira em torno de relacionamentos e sexo, ser corajoso o suficiente para dar cara a tapa e dizer que, não, eu não sinto vontade de fazer sexo e/ou me apaixonar por alguém é realmente muito corajoso. Não diga à um ace que ele apenas não encontrou a pessoa certa, porque ele pode encontrar quinhentas pessoas certas e ainda não vai querer ter relações sexuais/românticas com elas.

Se você é fluente em inglês, eu recomendo que você dê uma olhada no Asexual Alligator no tumblr. São memes relacionados à assexualidade, e eu adoro muito eles. 

Lembrando, você pode ser ace/demi/greyssexual e ainda assim querer ter um relacionamento com alguém. E se quiser pôr sexo no meio, põe. Não deixe sua sexualidade te rotular, só não se force a algo que você não se sente confortável fazendo. Assexualidade, repetindo, é a falta de vontade de fazer sexo, não um voto de celibato.

É isso, se vocês ficaram com qualquer dúvida sobre qualquer sexualidade que seja, não se acanhem em me perguntar. Como eu disse, adoro falar sobre esse tema. Beijos, beijos xx

[ASEXY (Asexual Alligator) AS HELL] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário