sábado, 7 de novembro de 2015

Depressão, Bipolaridade, TAG e Ataques de Pânico - Luna.

O POST DA DINÂMICA A/B/O CHEGOU AS 900 VISUALIZAÇÕES VIADAS!!!!!!11!!! Vocês não entendem o quão grata eu sou por vocês, todos vocês. Sério. Eu sei que a maioria daquelas visualizações não são de pessoas que acompanham o blog, e que muitos chegaram lá caçando uma explicação pelo Google (acreditem, o blog mostra isso), mas eu ainda assim queria agradecer a todo mundo. Todos. Sério, vocês não fazem ideia o quão grata eu sou por vocês tomarem uma parte do dia de vocês para lerem minhas postagens, ou só rirem do que eu falo mesmo.

Para tentar devolver o amor que vocês me dão, eu sempre tento fazer uma extensão do jw2myh, porque é para isso que eu estou aqui, para deixar vocês felizes, para ajudar alguém que está se sentindo pequeno nesse mundo enorme. Esse aqui seria o início do jw2myh, mas eu decidi que não queria abordar temas sérios lá porque, justamente, a intenção era deixar vocês felizes, não preocupados ou para baixo. Para ser mais específica, eu estou aqui explicando o que eu tenho coletado sobre depressão, bipolaridade, ataques de pânico e crises de ansiedade, porque muita gente não tem entendimento de algo que tem (ou que pensa ter), e talvez começar a compreender essas coisas vá ajudar. Pessoalmente, eu tenho a dizer que essa pesquisa foi o início de algo que está começando a melhorar para mim.



Depressão: A depressão está automaticamente ligada a falta de serotonina, um neurotransmissor que influencia múltiplos processos fisiológicos, como o humor. Para o tratamento da depressão, são utilizados medicamentos que estimulam a liberação dessa substância. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, a.k.a que já tem histórico familiar, etc. Alguns dos sintomas são: alteração de humor (tristeza, irritabilidade, angústia), desinteresse repentino por coisas que costumavam te agradar, problemas relacionados ao sono (ciclos maiores ou menores), mudança no apetite (perda ou aumento), falta de concentração, cansaço, sentimento de medo, pessimismo, pensamentos suicidas.

Bipolaridade: Trata-se da um transtorno em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado. A bipolaridade se manifesta com fases maníacas ou eufóricas, fases depressivas (apatia, tristeza) e fases mistas (agitação, irritabilidade e ansiedade). A bipolaridade é dividida principalmente em fase maníaca (de mania) e depressiva. Durante a maníaca, a pessoa tende a ficar mais irritada, aumentar o amor próprio, ter pensamentos acelerados, hiperatividade, distorcer a realidade (delírios), ter reações excessivas a estímulos; enquanto na depressiva, a pessoa tende a se preocupar com o fracasso, se distanciar dos amigos, ter o sentimento constante de inutilidade, alteração do apetite, sono, choro fácil, agitação ou fadiga.

Crises de Ansiedade: A crise de ansiedade tem como sintomas fala atropelada, coração acelerado, suor frio, dor de cabeça, tensão muscular, tremores, ondas de calor, náusea, boca seca, irritabilidade, impulsividade e pupilas dilatadas, que ocorre devido ao aumento do hormônio adrenalina na corrente sanguínea. Se isso se tornar constante, a crise pode virar o chamado transtorno de ansiedade generalizada, ou simplesmente TAG, que é muito mais que a ansiedade cotidiana. É crônica, constante e preenche um dia com preocupação exagerada e tensão, mesmo que haja pouco ou nada para provocá-la.

Ataque de Pânico: Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. A síndrome do pânico costuma afetar mais mulheres que homens (mas não se sinta mal se esse não for o seu caso, por favor), e pode ser desencadeada por alguns fatores de risco como situações de estresse extremo, a morte de uma pessoa próxima, mudanças radicais ocorridas na vida, ter passado por alguma experiência traumática. O medo de que essa crise se repita só agrava a situação.

Qual a diferença entre ataques de pânico e crises de ansiedade? Crise de ansiedade é sobre um momento que te mobiliza, te deixa ansiosa e te faz perder o controle. Ataque de pânico, por sua vez, aparece do nada, dura entre cinco a dez segundos e desaparece.

Eu quis trazer tanto um estado (depressão, bipolaridade) quanto um momento (o ataque e a crise), porque eu acho bom que a gente aprenda a diferenciar os quatro. Não estou dizendo que por você ter uma crise de ansiedade, isso diminui seus sentimentos perante uma pessoa com depressão. Não. Não diminui. Você ainda assim deve procurar ajuda se quiser sair disso. Por mais assustador que o nome pareça, a terapia ajuda bastante. É um momento da semana que dura em torno de meia hora para você despir todos os seus escudos e falar para alguém sobre o que vem te afligindo. Não precisa ser algo concreto, pode ser uma sensação abstrata e/ou incômoda. Não diminua seus sentimentos, eles são reais e eles estão aí. Você não é pior ou mais fraco que qualquer um - você é corajoso por conseguir lidar com o que você vem lidando. Seja o que for. 

Às vezes parece que o mundo está contra a gente, não perece? E às vezes ele deve estar mesmo. A pior sensação do mundo é você tentar permanecer forte, mas acontecer esse monte de coisas e quando você finalmente abaixa a guarda, ter alguém dizendo que ah, é só uma fase, isso totalmente te destrói. Meu único conselho, o único que eu sei que vai ajudar qualquer um (seja quem sofre de depressão, ou está começando a ter crises de ansiedade frequentes, ou até quem não tem nada disso e acha que tem - você ainda assim está triste, e isso não deveria te fazer calar a boca) é procurar por ajuda. Se não da família, de um amigo ou de alguém conhecido que seja especialista no assunto. Sua coordenadora, alguém da escola com quem você tenha intimidade, o médico da família ou o próprio terapeuta. Por mais que pareça que essa foi a pior decisão que você tomou, vai ajudar, eu te garanto.

Uma vez, quando eu estava conversando com uma médica sobre isso, ela disse que não havia um dia em que ela não saísse do consultório sem ter diagnosticado alguém com ansiedade. Para quem ainda não entendeu, ansiedade foi como eles traduziram o termo do inglês para o português, mas seria algo como angustia. Então, não se achem os piores do mundo porque a pressão do mundo realmente veio com tudo para cima de você. Como eu já disse, você está sendo corajoso pra caramba de conseguir enfrentar tudo isso.

Eu quero que vocês vejam esse vídeo aqui embaixo. Quem não conseguir abrir por estar pelo celular, entra no Youtube e digita I Had a Black Dog - pt legendado. É o primeiro vídeo.


Se você, de alguma forma, não está conseguindo lidar com isso, essa tristeza repentina, eu posso te oferecer o post que eu fiz, jw2myh, que foi uma coleção de coisas que eu traduzi para deixar vocês mais felizes. É só clicar aqui, ou rolar mais para baixo (bem mais para baixo), que você encontra o post. 

Apenas frisando, não vai ser esse post ou o outro que vai com um click fazer com que você pare de sofrer - eu duvido muito que isso aconteça. A melhor solução é você procurar por ajuda especializada, mas por favor, por favor, por favor, nunca desista. Se não for por você, por mim ou por alguém lá fora ou online que te ame. Eu sei que tem alguém. Não desista por nós, não tire sua vida. Porque por mais merda que esteja, é a única coisa que você terá até o último minuto. 

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário