terça-feira, 27 de outubro de 2015

SEXUALIDADES 'N STUFF (pt. I) - Luna.

Vocês sabem, 2015 vem sendo um ano de descobertas para mim. Talvez seja porque eu entrei na adolescência, ou porque a ficha finalmente caiu e eu percebi que existem coisas acontecendo lá fora, embora minha mãe ainda ache que eu não tenha consciência disso. Anywayyy, uma das coisas que eu venho descobrindo é a respeito das siglas da comunidade LGBTQA+, e que inclusive eu faço parte dela. Oops. Mas diferentemente do que muitos sabem, essa comunidade não possui apenas gays e lésbicas. Senão, seria LG, só. E isso é marca de telefone, então não dá né. Alguns outros, porém, tendem a achar que é apenas LGBT (lésbica, gay, bi e trans), o que era a algum tempo atrás, mas devido à grande 'rainbow umbrella' que é essa comunidade, foram adicionados tanto o Q, quanto A, e o plus, que é esse sinalzinho aí de mais. Q significa, então, queer, e A tanto para Ally quando para Ace, o plus está aí para dizer que há mais siglas que essas. Me corrijam se eu estiver errada.
Eu provavelmente vou errar bastante nesse post, a propósito, e nos seguintes. Mas, como disse, 2015 vem sendo um ano de descobertas para mim. E, sendo uma coisa que eu já queria fazer a algum tempo, meio que um diário das coisas que eu acabo descobrindo, eu resolvi criar isso daqui. Um quadro pra explicar as siglas e um pouco da comunidade LGBTQA+, e de tudo o que eu descubro.
Antes que venham apontando o dedo na minha cara e dizendo que eu errei em tal coisa, eu queria dizer que eu ainda estou descobrindo muitas coisas (eu vim saber todas as 'categorias' ace há dois dias atrás), e que é com esse intuito que eu criei esse novo quadro. Que, por hora, vai se chamar só LGBTQA+ mesmo, porque é do que se trata.
Então, a cada novo post, eu explico um pouco das siglas e, a medida que eu vou descobrindo, alguns termos usado. Hoje eu vou tentar falar do básico, coisas que provavelmente uma boa parte já sabe, e nos posts seguintes eu me aprofundo mais, 'kay? :)



Primeiro de tudo, vocês têm que saber que há uma diferente entre X(ponhaaquiqualqueropção)sexual e X(façaomesmo)romantic. No caso, Xsexual seria aquela pessoa que é atraída sexualmente por determinado, ou mais de um, sexo. Xromântico, por sua vez, seria aquela pessoa que é atraída romanticamente por determinado sexo.

Exemplos: Bissexual, bi-romântico. Bissexual seria aquela pessoa atraída por ambos os sexos, sexualmente, e bi-romântico seria aquela pessoa atraída romanticamente por ambos os sexos. O mesmo para homo, hétero, etc. Uma pessoa pode ser heterossexual, mas bi-romântico, ou pode ser bissexual e homo-romântico ou homossexual e hétero ou enfim, a parte sexual não interfere na parte romântica, e há uma plenitude de cores nesse arco-íris, literalmente.

Aproveitando que eu cheguei nisso, eu queria explicar aquele termo lá em cima que eu usei, 'rainbow umbrella'. Ao pé da letra, a tradução seria 'guarda-chuva arco-íris', mas eu prefiro usar o termo em inglês então nós vamos mantê-lo assim, yeh? Pela minha compreensão, 'rainbow umbrella' é basicamente um termo que engloba todas as siglas e suas cores da comunidade (ao invés de falar comunidade, eu falo rainbow umbrella, entendem?). Porque, diferente do que muita gente pensa, não há apenas a bandeira arco-íris representando essa comunidade. Cada sexualidade, sexo, etc, tem uma bandeira específica. E eu vou anexá-las com os termos que eu vou explicar hoje, e depois mais adiante, então vocês não precisam se desesperar.

Cisgênero/Cissexual - Pessoa que se identifica com seu sexo de nascimento. Oposto de trans.

Ex: Eu sou cisgênero, eu estou confortável no corpo que eu tenho, sendo uma mulher.

Transexual - Pessoa que não se identifica com seu sexo de origem. Nasceu no corpo errado. Não é traveco, não é travesti, não é transgênero. Quanto ao transgênero, eu vou explicar num outro post.



Hétero:

Hétero-romântico - Pessoa que é atraída romanticamente pelo sexo oposto.

Heterossexual - Pessoa que é atraída sexualmente pelo sexo oposto.


Homo:

Homossexual - Homem ou mulher atraído/a sexualmente pelo mesmo sexo.

Homo-romântico - Homem ou mulher atraído/a romanticamente pelo mesmo sexo.

O termo homo pode ser usado tanto para homens quanto para mulheres. Gay também, embora para mulheres seja mais usado lésbicas. Alguns gays/lésbicas sentem-se ofendidos quando chamados de homo, então tomem cuidado. E como podem perceber, eu não mencionei aqui a palavra bicha, viado, sapata, mulher-macho, ou qualquer coisa que possa estar passando pela sua cabeça no momento, porque esse não é o termo.


Bi:

Bissexual - Pessoa atraída sexualmente por ambos os sexos.

Bi-romântico - Pessoa atraída romanticamente por ambos os sexos.


Pan:

Pansexual - Pessoa atraída sexualmente por mais de um gênero.

Pan-romântico - Pessoa atraída romanticamente por mais de um gênero.

A maioria dos pans que eu conheço, quando são questionados sobre o que é ser pan e qual a diferença entre bi e pan, dão uma explicação bem simples: "Eu gosto de gente, não de gênero." No caso, pan gosta de homem, mulher, trans, genderfluid, etc. Mas, uma breve observação que eu gostaria de fazer aqui, é que um pan que não sente atração por, por exemplo, homens continua sendo pan. Ele pode ter na 'lista' dele tudo, menos homem, e ainda sim é pan.


E notem que em todas as classificações eu usei o termo 'sexo', para somente no pan usar 'gênero'. Essa vai ser uma das próximas postagens, junto com o significado de genderfluir, queer, trangênero, e o 'leque' dos ace.

Não se sintam acanhados para me perguntar qualquer coisa, por favor, eu adoro explicar sobre sexualidade, seja para ajudar alguém a se descobrir ou tirar dúvidas e até conhecer mais sobre o assunto. Peço perdão se tenha errado em alguma descrição, eu posso ter me passado em alguma coisa e enfim. Repetindooooo, não se sintam com medo de virem falar comigo pra pedir explicação sobre qualquer uma das siglas aqui em cima, ou até outras que vocês ainda não tenham me ouvido falar mas que queiram saber mais sobre - mesmo que eu também não tenha conhecimento, vou tratar de pesquisar os mais rápido possível para explicar pra vocês. E é isso, meus amores, bem vindos ao novo quadro do GF :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário