sábado, 24 de outubro de 2015

A Fachada Enfaixada - Luna.

Enquanto meio Brasil está preocupado em achar canetas e passar pelo portão do ENEM eu to aqui em casa e a minha única preocupação é saber quando o twitter vai me desbloquear pra eu poder voltar a votar no EMA. É, eu sou uma vagabunda legitima.
Então, mores, essa daqui vai ser uma dica rápida de português. Tipo rápida mesmo e apenas para ter outro post pro blog hoje.
Faixada e fachada.



FACHADA: parte da frente/exterior de uma casa, loja, estabelecimento, edifício, etc. Aspecto ou semblante de alguém.

Exemplos: Sua fachada de boa moça estava ruindo. ou 
A fachada da loja era pintada de verde.


FAIXADA: Se você procurar pelo significado de 'faixada' online, a maioria dos sites irá te dizer que é uma palavra inexistente. A escrita errada de 'fachada'. Mas o dicionário informal traz como significado 'o ato de faixa, ligar com faixa, enfaixar'.

Exemplo: A caixa estava faixada.

Assim, monas, aprendemos que a faixada de boa moça não existe nem se a gente atuar muito bem, mas sim a fachada de comportada que engana só alguns, né? É isso, beijão. Pra quem tá fazendo o ENEM hoje eu desejo muito boa sorte e pra quem não tá, entra na rodinha pra rir de quem ficou de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário