quinta-feira, 3 de setembro de 2015

História da estória - Luna.

Já faz um tempinho que eu soube dessa regra em gramática, mas achava que podia já não ser mais usada desde que eu não lembro de ninguém me falando dela, até que minha professora veio com isso há umas semanas atrás e cá está ela: a diferença entre história e estória. Quando eu falei pros @ lá da sala, a maioria nem sabia que estória existia, quem dirá que havia uma diferença entre. Mas, enfim, há. E sendo bem honesta, eu nem ligo pra isso, mas é sempre bom trazer material aqui pro blog porque a meta de 2015, como já dito, é desflopar isso daqui.

Pegando a explicação do dicionário:

Estória: Texto popular; narrativa tradicional: estória infantil.
História: Reunião e análise das informações ou dos conhecimentos sobre o passado e sobre o desenvolvimento da humanidade, de um povo, de uma ciência ou arte; de uma cultura, região ou de um indivíduo determinado: história da matemática; história do Brasil.
A disciplina escolar ou ciência que contempla essa análise.
Sucessão dos acontecimentos ou fatos que caracterizam uma ação.

Fazendo um resumão, história é a matéria e estória é o que a gente escreve. Exemplo, Harry Potter é uma estória, e ele tem uma história por trás disso. COMo aSSiM scAMAnDeR?!?!?!! Eita que agora até eu me confundi. Calma. A estória Harry Potter é a dos livros, escrita pela Jô e etc. e tal. Mas a história dos bruxos na idade média, por exemplo, é com H e é do passado. Tomando como exemplo: a estória que eu escrevo, Criminal Scene, e a história do Brasil, com D. Pedro II e a Princesa Isabel. 

Se você ficar em dúvida na hora de aplicar corretamente as duas palavras, você pode tentar lembrar de como elas são usadas no inglês. Story, pra um conto, e history, para a matéria. Toy Story e History Channel. Deu pra entender direitinho?

Mas olha, eu nem ligo muito pra essa diferença. Ligo o foda-se e escrevo história porque, ó, sem paciência pra essas frescuras. De qualquer forma, a maioria das pessoas nem sabe direito que existe uma "estória", então no último dos casos, se você não entende nem com isso, don't worry and be happy. xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário