segunda-feira, 13 de abril de 2015

De morte, ou morta. - Luna.

Aha, Scamander ataca novamente! Vocês já pararam para pensar que deadfic e death fic são classificações totalmente diferentes? Ou que uma delas existia? Porque para mim, até pelo menos duas semanas atrás ekgfh o termo era apenas deadfic e eu morreria achando que era deadfic. Mas foi só procurar na barra de pesquisas que, bam!, o Google me aparece com esses dois gêneros. Resumindo, eu entrei em desespero. 
Gente, imagina se eu tiver escrito errado a minha vida inteira? Imagina se eu continuasse classificando errado a vida inteira? Mas foi só com um pouco de paciência que - na verdade, 0,74 segundos do meu tempo - o Google me deu essa resposta. Porém/contudo/todavia, a resposta veio em inglês e eu, pacientemente - e tentando aprimorar para o melhor entendimento -, resolvi traduzir para vocês. 
Não me culpem caso estiver errado, as informações são todas do TV Tropes - e quem conhece sabe o tipo de explicação deles -, eu estou apenas traduzindo isso daqui para vocês. 
Death Fic - "Uma variedade de fanfics nas quais o enredo é focado em torno das reações do cast à morte de um de seus membros. Frequentemente escrita na primeira pessoa, quando o narrador passa (às vezes numa duração exasperante) sobre tudo, ele se arrepende de fazer/não ter feito e de tudo que já deu errado em seu relacionamento com o falecido. Confissões de amor escondidas, amizade secretas e ocasionalmente responsabilidade pela morte são comuns. Quase estereotipando finais, com alguma variação de "Adeus (fulano), a vida nunca será a mesma sem você/vou sentir sua falta/estou indo me juntar à você assim que eu abrir essa veia."
Deadfic - "Uma fanfic online onde os capítulos são espaçados com atualizações cada vez mais demoradas. Enquanto isso pode ser resultado de um escritor trabalhando por uma produção totalmente melhor, há uma chance alta de o autor estar ficando sobrecarregado pelo trabalho ou pela vida pessoal. Eventualmente, a fanfic para de ser atualizada, e o leitor é deixado esperando para sempre. A sentença de morte vem quando ao invés de simplesmente desistir com um novo capítulo, o autor só tranquiliza o público para eles "não" desistirem. Entretanto, a fanfic em questão pode ser atualizada novamente - às vezes apenas para o autor anunciar abertamente que essa é uma Dead Fic ou que está num Hiatus Permanente. (Ou em que assunto deixando uma nota no final do capítulo e contando o que era esperado que acontecesse.)"
Caso ainda existam dúvidas, vocês podem simplesmente traduzir essas categorias para deixar mais claro. Deadfic = fanfic morta. Death fic = fanfic de morte. Enquanto a que termina com d é uma história em hiatus eterno, a que termina com th será uma história como Morte Súbita (J.K. Rowling), por exemplo. 

xx luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário