segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Histórias sem fim - Luna.

Quinze. Foi esse o número que encontrei ao clicar em "Histórias Excluídas" no meu perfil. Para alguns, aparentemente é pouco, e vocês já pensaram por quê? Porque há pessoas com bem mais que quinze fics não-finalizadas. Mais de quinze projetos não-terminados. Mais de quinze ideias desperdiçadas. Ultimamente vem virando moda excluir histórias, não?



Não vou ser hipócrita e dizer que não participo disso e que nós temos que acabar com essa mania de vez, porque afinal, sou eu a pessoa que tem quinze histórias excluídas, não? O meu ponto aqui é: por que nós fazemos isso? Nós continuamos escrevendo histórias e continuamos excluindo elas, talvez por desanimo ou por críticas ruins. Já não é hora para acordar? Quer dizer, depois de mais de quinze histórias, já não está na hora de começar a se planejar para que isso não aconteça assim com tanta frequência?
O que proponho, então, é que nós comecemos a evitar isso. Não estou dizendo para nós aniquilarmos de vez essa prática, porque se você perder o ânimo de escrever uma fanfic, não vai passar horas e horas de seu dia escrevendo uma coisa que já não gosta mais, né? Mas então, para evitar isso, por que não começarmos a nos preparar?
Ah, poxa, isso é um saco. Eu sei, eu sei, é simplesmente uma merda passar um dia fazendo planilhas, criando personagens e ditando o que vai acontecer no capítulo X, mas você não tem uma super-mente que guarda todas as informações e ideias que você tem para aquela história, certo? Para as pessoas que abandonam histórias por bloqueio essa é a melhor opção. Mas ó, leiam as palavras em negrito. Bateu aquela ideia? Papel e caneta, amor, seus melhores amigos para sempre. Corre logo para anotar, porque já aprendemos que confiar na própria memória não é tão seguro, não? Você não precisa necessariamente ditar que no capítulo 17 no parágrafo três da linha dez vai acontecer tal coisa, claro que não! Se fosse assim escreveríamos o capítulo em si, afinal. Mas por que não começa a organizar os acontecimentos? Tipo, esse daqui acontece antes desse, que é depois daquele e assim sucessivamente. Algo tem que mudar, não?
Para as pessoas que abandonam por falta de vontade você já pensou em deixar sua fanfic em hiato? Eu sei que é horrível e que muitos escritores se negam a fazer isso, mas imagine como está sendo horrível para você aparecer uma vez em cada ano com novas atualizações e veja a situação para seus leitores, também. Se estiver tudo o.k, então por que você abandonou a história? Tem alguma coisa que precisamos mudar, não? Para você, amigo, a receita é simples: Clica lá em editar e coloca ou no Disclaimer ou no título mesmo uma palavrinha chamada Hiato. Ou hiatus, como preferir. Se quiser colocar parenteses, setas, chaves, estrelinhas, luzes de néon, ai é com você. O importante é que você vai estar notificando seus leitores de que a fanfic vai demorar mais para ser postada e você vai conseguir se sentir um pouquinho mais livre, não?
Ma para evitarmos que isso aconteça, adote o cronograma, caro colega. Já disse, não é pra descrever a pontuação tal em determinada linha do parágrafo X daquela página, claro que não. Fosse assim, escrevesse o capítulo, não? Portanto, amizades, a solução mais fácil para evitarmos histórias excluídas é planejamento. Alguns escritores detalham cenas, outros só fazem vagamente alguns acontecimentos e eu arrisco-me a colocar falas que, ai apelando para a memória, vão ligar à determinada ideia que eu tive, porque convenhamos, fazer planilhas é tão zzzzz. Ok, não sendo tão hipócrita, prometo que nas minhas próximas histórias eu estarei melhor planejada, por que não queremos um número dezesseis na minha lista de excluídas, não?
Agora, para você que depois ou antes disso tudo já não encontra mais forças para abrir a aba do Word, tenho só uma coisa a lhe dizer: Exclua. Sem dó nem piedade, exclua mesmo. Antes se livrar desse encosto em forma de fanfic que passar horas e horas frustantes em frente ao computador sem conseguir ter prazer no que se escreve, não é? Mas gente, isso é para quem já está em alerta vermelho, para aquelas histórias que estão interferindo no andamentos de outras, entenderam? Então se os sintomas só começaram agora, que tal parar por um tempo? Edite a história, enfeite o título e coloque: hiato. Resolve, sabia?
Para aqueles escritores que recebem críticas, vocês já pensaram em considerá-las? E por favor, grifem, coloquem em itálico, colem na testa: estou falando sobre críticas, não comentários negativos carregados de palavras depreciativas e xingamentos. Esse tipo de comentário nem sua atenção merece, então simplesmente ignore. Mas aquelas pessoas que estão falando que talvez fosse bom você procurar por um beta não estão fazendo por mal. Em alguns casos é porque o enredo é realmente bom, mas com aqueles deslizes de gramática acaba desvalorizando uma ideia que tem chances de fazer sucesso. Claro que nem sempre é sobre esses erros, então por que você não para por um momento e pensa antes de tomar qualquer atitude impensada e excluir sua história? Talvez aquela crítica realmente possa te ajudar. E olha, ninguém agrada todo mundo. Há determinados gêneros, OTPs e categorias que simplesmente não batem para determinadas pessoas, então keep calm e pense direito antes de qualquer coisa.

xx Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário